Os Estudos de Impacto Económico são uma importante ferramenta de análise económica. Desenvolvidos pela equipa técnica da IPI Consulting Network, estes estudos estimam, para um evento, um investimento, para uma politica pública, ou para a presença de organizações no território, os impactos directos, indirectos e induzidos que têm na região em que se inserem e, eventualmente, também a nível nacional. Para lá da dimensão quantificada destes impactos, os estudos conduzidos pela IPI caracterizam em detalhe as ligações existentes entre todos os stakeholders envolvidos.

As suas efectivas aplicações são muito variadas e distintas e passam pela quantificação do impacte económico total (directo, indirecto e induzido) de um vasto conjunto de iniciativas, públicas e privadas.

A estimação do impacto económico implica recorrer a distintos modelos conceptuais: análise input-output, inquéritos, métodos de avaliação contingente, método de preferências reveladas, método da analogia e estudos de benchmarking.

DE ENTRE AS ÁREAS PARA AS QUAIS EXISTEM COMPETÊNCIAS NA IPI CONSULTING NETWORK DESTACAM-SE OS SEGUINTES:

  • Estudos de impacto económico de IPSS
  • Estudos de impacto económico de festivais e outros eventos
  • Estudos de impacto económico de sectores em territórios
  • Estudos de impacto económico de organizações
Scroll to Top