Desenvolvimento de soluções para criar territórios mais habitáveis, mais sustentáveis e melhor preparados para o futuro, atuando nas componentes de formação e de desenvolvimento de projetos.

Este domínio de atuação resulta da parceria entre a IPI e a Bable.

A Bable é uma empresa com sede em Stuttgart, Alemanha, é uma spin-off do Instituto Fraunhofer, um dos maiores institutos de investigação do mundo. De acordo com a sua origem, tem uma espinha dorsal notável de conhecimento científico. Tem a missão de ajudar a resolver os desafios das cidades, fornecendo as melhores e mais resistentes soluções, de modo a alcançar cidades mais saudáveis, eficientes e sustentáveis. Ao fornecer o pacote de 3 trunfos fundamentais – uma rede excecional, a abordagem única baseada em desafios e formação – dispõe de todos os meios para cumprir a sua missão e gerar valor para os seus clientes.

O principal objetivo é apoiar o desenvolvimento sustentável das vilas, cidades e territórios, tornando-os mais habitáveis e preparados para o futuro, com base na inovação e colaboração. Perseguimos as seguintes metas:

– contribuir para formar um futuro livre de carbono

– aumentar a eficiência no consumo de recursos, apoiando a economia circular

– construir com base em dados, conectividade e IoT (Internet of Things)

– visar processos que beneficiem as melhores soluções

Barcelona, Colónia, Manchester, Dubrovnik, Istambul, Abeerden, Antuérpia, Estocolmo e dezenas de outras cidades europeias, de todas as dimensões, adotaram já soluções Bable ou integram a plataforma colaborativa Smart City Marketplace “BABLE”.

Explore algumas dessas soluções em www.bable-smartcities.eu/explore/solutions