IPI vê reconhecido o seu trabalho no sucesso de Castelo Branco

CASTELO BRANCO CRIATIVA: MAIS UMA VITÓRIA IPI

Castelo Branco é, desde 31 de outubro de 2023, membro efetivo da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria Artesanato e Artes Populares. A preparação do dossier de candidatura foi um processo longo e bastante exigente, na qual a IPI se empenhou de corpo e alma, em articulação com a equipa destacada pelo Município, que saudamos nesta hora feliz.

Além de ações concretas como o primeiro Atlas Universal de Bordados Artesanais (visitável em www.bordadocastelobranco.pt), que contamos inspire novas ligações, fizemos um trabalho de diagnóstico, estratégia, benchmarking, aconselhamento e planificação de ação de que nos orgulhamos, respondendo a todos os exigentes quesitos da UNESCO, que em Paris chancelou este esforço com um “visto” de entrada nesta plataforma internacional de cidades na vanguarda do desenvolvimento sustentável e inteligente.

Deixamos mais uma vez o nosso cunho num processo transformador, depois do sucesso obtido com Idanha-a-Nova e Cidade da Praia, ambas na categoria Música. Está assim de parabéns a IPI mas, sobretudo, está de parabéns Castelo Branco, o Município e a Comunidade, por mais este importante passo em frente em prol da salvaguarda e valorização do património cultural português, bem como da dinamização das industrias culturais e criativas associadas.

Conheça a lista das 55 novas Cidades Criativas da UNESCO, em www.unesco.org

Scroll to Top