2020

Plano Estratégico de Turismo do Concelho de Lagos

Este Plano Estratégico de Turismo tem a missão de dotar o Município de Lagos de uma Visão Estratégica para um desenvolvimento do concelho ancorado no Turismo, mas sem esquecer que a função turística só é sustentável e competitiva se conseguir estabelecer um bom equilíbrio com as restantes funções do território. Dota o Município de uma panóplia de ações a implementar, que, a serem efetivamente concretizadas, melhorarão a qualidade de vida em Lagos e contribuirão para tornar o turismo de Lagos mais competitivo e mais reconhecido. Um Plano desenhado em 2020, um ano marcado pela pandemia covid-19, facto que obrigou a rever os parâmetros e as orientações que até aqui se tinham como certos.

2019

Plano de Turismo da Nazaré

Sendo o turismo um vetor de desenvolvimento da Nazaré de importância crescente, designadamente no seguimento da projeção internacional alcançada com o fenómeno das ondas gigantes e do aumento do número de visitantes e turistas ao concelho, importa que o município adote ferramentas capazes de o ajudar no seu papel de agente regulador, assim como na sua missão promotora e facilitadora da atividade turística, de modo a garantir o crescimento sustentável do turismo no Concelho da Nazaré. Este Plano de Turismo é, neste contexto, uma ferramenta essencial. O Modelo de Desenvolvimento Turístico e o respetivo Plano de Ação foram desenhados com vista a perseguir 3 objetivos fundamentais: 1ª Diminuir a sazonalidade; 2ª Aumentar a estada média; 3ª Melhorar a qualidade do turismo.

2019

Relatório de Sustentabilidade do Município de Vimioso

O Relatório de Sustentabilidade de Vimioso constitui-se como um instrumento transparente e independente, com o objetivo primordial de demonstrar o desempenho do município ao longo do último mandato autárquico (quadriénio 2013-2017). Cumulativamente, e já no exercício de novo mandato autárquico (quadriénio 2017-2021), o Executivo municipal identifica e assume, neste Relatório de Sustentabilidade, compromissos para o futuro. Como benefícios adicionais deste instrumento, são ainda relevantes: a melhoria da perceção dos serviços municipais para as questões abordadas e a atenção interna para o seu desempenho, bem como para o potencial para melhorar a eficiência operacional ou a possibilidade de monitorizar performances e identificar áreas que necessitam de ser melhoradas. É igualmente relevante a visibilidade que o Relatório de Sustentabilidade proporciona, até como afirmação do Executivo municipal, na sua opção de escolher o caminho do Desenvolvimento Sustentável.

2019

Relatório de Sustentabilidade do Município de Bragança

O Relatório de Sustentabilidade foca a Missão, a Visão e os Valores que o Executivo municipal define e pratica, e apresenta, na Mensagem do seu Presidente, um compromisso para o presente e para o futuro do município. A análise de desempenho realizada reparte-se por quatro grandes vetores e, cruzando as diferentes áreas de intervenção do município, avalia a performance e a sustentabilidade das opções estratégicas tomadas. Para além da análise de desempenho, este trabalho apresenta, também, um conjunto de compromissos para o futuro, a caracterização da Câmara Municipal enquanto órgão executivo do município, bem como os principais números em destaque no Concelho de Bragança no período abrangido pelo Relatório de Sustentabilidade. Finalmente, apresenta a metodologia aplicada na sua elaboração, a qual estabelece os conteúdos e os limites a que deve obedecer a elaboração de um Relatório de Sustentabilidade.

2018

Plano de Ambiente do Concelho de Vila do Bispo

O Plano de Ambiente privilegia a definição de medidas de actuação concretas e exequíveis ligadas à problemática ambiental, identificando os constrangimentos existentes, assim como medidas para os mitigar. Permite, também, potenciar a biodiversidade e o património ambiental enquanto recursos em prol do desenvolvimento sustentável do concelho. O Plano de Ambiente envolve a actuação em diferentes vectores: análise e diagnóstico, definição da actuação, capacitação, sensibilização, acompanhamento e monitorização. Uma actuação norteada por processos participativos que juntem os actores institucionais e a sociedade civil. O modelo conceptual desenvolvido dá atenção, igualmente, a conceitos como: o Ecodesign (ou design ecológico); a Análise de Ciclo de Vida e a Economia Circular.

2018

Plano de Turismo do Concelho de Vila do Bispo

O Plano de Turismo privilegia a definição de medidas de atuação concretas, exequíveis e potenciadoras de impactos positivos. Mais do que uma análise retrospetiva, constitui um Plano prospetivo, dirigido ao desenvolvimento do turismo e da notoriedade do concelho, abarcando as áreas que já hoje são exploradas, mas também outras, inovadoras, nas quais se identifique potencial de desenvolvimento. Sendo o turismo um sector claramente verticalizado e cada vez mais sofisticado, procura-se potenciar as especificidades que conferem vantagens competitivas aos patrimónios culturais e naturais locais, com tradição, mas também com modernidade, que podem constituir “matéria-prima” fundamental para transformar os patrimónios em recursos turísticos.

2018

Agenda 21 Local do Concelho de Vila do Bispo

A Agenda 21 Local é um processo que, suportado num retrato pragmático do concelho, identifica uma missão e uma visão para o seu futuro, assim como um conjunto de objectivos operacionais e orientadores da acção. Trata-se de um processo em que as pessoas são um elemento central, actuando em torno das questões demográficas e sociais, mas também em torno das questões económicas, ambientais e da inovação. Para assegurar uma visão transversal, a Agenda 21 Local olha para o concelho de Vila do Bispo como um todo e aponta os caminhos que o Município deve prosseguir, actualmente e no futuro, em prol do desenvolvimento e do crescimento do concelho. A Agenda 21 Local visa preparar o Município para um futuro mais sustentável, dotando-o de ferramentas orientadoras da acção.

2018

Relatório de Sustentabilidade do Município de Vila do Bispo

O Relatório de Sustentabilidade constitui o retrato da atuação e desempenho do Município, ao mesmo tempo que identifica e assume compromissos para o futuro. A sua elaboração decorre da consciencialização, por parte do Município, da importância dos princípios de equilíbrio financeiro, de responsabilidade social e de qualidade ambiental, bem como da importância de transmitir de forma transparente, simples e apelativa, os resultados alcançados. Neste sentido, o Relatório de Sustentabilidade, focando a Missão, a Visão e os Valores que o Executivo Municipal define e pratica, apresenta, na Mensagem do seu Presidente, um compromisso para o presente e para o futuro do Município. Trata-se de uma abordagem relacional que se reparte por 4 grandes vetores: I. Governação, Compromisso e Envolvimento; II. Desempenho Económico; III. Desempenho Ambiental; IV. Desempenho Social.

2016

A e-Notoriedade do Festival Boom

O objectivo central deste trabalho foi a análise da e-notoriedade do Festival Boom e dos seus efeitos no concelho de Idanha-a-Nova, numa era em que a notoriedade – atributo central de uma marca – é de uma importância cada vez mais relevante para um território, na medida em que reforça a capacidade de atrair visitantes, investidores, conhecimento e habitantes, constituindo-se, assim, como elemento central numa competição cada vez mais intensa desencadeada pelos diferentes territórios.

2016

Avaliação do Impacto Económico de Eventos Temáticos Locais

Este estudo avaliou o impacto económico resultante da realização de um conjunto de pequenos eventos temáticos no concelho de Idanha-a-Nova, tendo sido seleccionados quatro eventos: a Feira Raiana; a Feira da Caça e Gastronomia; a Feira Medieval e o Festival do Casqueiro.

2015

Impactos do Festival IN - Relatório de avaliação da edição 2015

Este projecto teve como principal objectivo proceder à avaliação dos diferentes impactos da realização do Festival IN, na sua segunda edição, realizada entre os dias 23 e 26 de Abril de 2015, nas instalações da Feira Internacional de Lisboa – FIL, organizado pela Associação Industrial Portuguesa – AIP.

2014

Estudo de estratégia para a utilização sustentável do centro histórico da cidade de Beja

Este projecto pretendeu dar resposta ao desafio de definir uma estratégia para a (re)activação económica do Centro Histórico da Cidade de Beja.

2014

Impactes Económico e Social das IPSS

Este projecto teve por objectivo medir os impactes económicos e sociais da actuação das IPSS e propor uma estratégia para a maximização dos impactes na sociedade, baseado no estudo de caso de quatro concelhos: dois do interior (Idanha-a-Nova e Macedo de Cavaleiros) e dois do litoral (Montijo e Peniche).

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