Manual Prático para Criação de Micro-Negócios e Recurso ao Crowdfunding
Este Manual Prático é dirigido a potenciais empreendedores, com orientações para o desenvolvimento da sua ideia de negócio, assim como para a sua concretização, de forma sustentável, em todas as suas dimensões. O Manual beneficiou dos ensinamentos recolhidos na análise de literatura sobre a matéria e no benchmarking de boas práticas e, ainda, dos resultados obtidos na sua aplicação ao apoio prestado, no âmbito do projecto Cria©tividade, a diversos interessados, quer na criação do seu micro-negócio quer na preparação e lançamento do seu Crowdfunding. Este Manual Prático é um output do projecto Cria©tividade.
Revista Adufe - Edição especial dedicada à Música
Edição especial da Revista Adufe, dedicada à Candidatura de Idanha-a-Nova à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, no tema Música. Pode fazer o download da revista em http://www.cm-idanhanova.pt/media/157416/adufe_23_musica-web.pdf
Guia Metodológico para Franchising Social
Este Guia Metodológico constitui um output do projecto Cria©tividade, um projecto que visou a Inclusão Social pela via do empreendedorismo, por forma a autonomizar financeiramente pessoas em situação de desemprego. Um dos objectivos deste projecto foi gerar emprego de forma sustentada, através da replicação de projectos-piloto de Franchising Social. O projecto foi desenvolvido pela Cáritas Portuguesa, em parceria com a IPI Consulting Network, e foi co-financiado pelo POAT/FSE. Teve dois objectivos centrais: a implementação e apoio de acções inovadoras de promoção da criação de actividade que possibilitem autonomizar financeiramente pessoas em situação de desemprego e a promoção da função social das Instituições da Economia Social.
Futurural - As boas práticas como factor de desenvolvimento rural
Esta publicação é parte integrante de um projecto desenvolvido para o NERPOR – Núcleo Empresarial da Região de Portalegre. O sector da agricultura e das indústrias agro?alimentares assume?se como um dos sectores de maior relevo na estrutura económica da região do Alentejo, tendo em conta a importância detida pelo mesmo quer no perfil de especialização da região, quer na estrutura total do emprego regional. O vinho, o azeite, a cortiça e o queijo foram os sectores alvo deste projecto.
Relatórios de Sustentabilidade para PME
Esta publicação é parte integrante do projecto “Relatórios de Sustentabilidade – uma via para a promoção do crescimento e da responsabilidade social das empresas”. Projecto que teve aplicação no universo das empresas associadas do NERPOR – Núcleo Empresarial da Região de Portalegre. Pretendeu-se levar a estas empresas, normalmente com acesso limitado ao mercado e com recursos económicos diminutos, o conhecimento de como se podem tornar mais competitivas, nomeadamente nos mercados externos, fazendo uso de uma ferramenta simples, apelativa e eficaz.