Novas soluções para territórios mais inteligentes

BABLE e IPI unem esforços para expandir serviços da Alemanha para Portugal e França

Apresentação detalhada disponível aqui

A BABLE, empresa com sede na Alemanha e em processo de expansão, e a IPI Consulting Network, empresa com sede em Portugal e com escritórios em França, estabeleceram uma parceria com vista ao desenvolvimento de soluções para formar territórios inteligentes em Portugal e em França, sempre sob a liderança da Bable.

A energia, a mobilidade, a saúde e o bem-estar, sobretudo no contexto da população sénior, a conectividade e a comunicação ou a gestão de dados, são algumas das principais áreas de trabalho que as duas empresas pretendem aprofundar, principalmente junto de municípios, comunidades intermunicipais e associações regionais, entre outras entidades com responsabilidades na gestão, planeamento e ordenamento do território.

A BABLE, empresa com sede em Stuttgart, Alemanha, é uma spin-off do Instituto Fraunhofer, um dos maiores institutos de investigação do mundo. Assim, de acordo com a sua origem, tem uma espinha dorsal notável de conhecimento científico. A BABLE tem a missão de ajudar a resolver os desafios das cidades, fornecendo as melhores e mais resistentes soluções, de modo a alcançar cidades mais saudáveis, eficientes e sustentáveis. Ao fornecer o pacote de 3 trunfos fundamentais – uma rede excecional, a abordagem única baseada em desafios e formação – dispõe de todos os meios para cumprir a sua missão e gerar valor para os seus clientes.

A IPI Portugal é uma empresa fundada em 1997, sendo a líder da IPI Consulting Network, uma rede internacional e interdisciplinar de empresas de consultoria, atualmente presente em Portugal, França e EUA. Ao longo de mais de duas décadas, a IPI realizou mais de 100 trabalhos para mais de 40 municípios, associações empresariais e de desenvolvimento e entidades do sector social, maioritariamente em Portugal, mas tem também desenvolvido estudos e projetos em África, França e EUA. A IPI Portugal tem essencialmente trabalhado nas áreas do desenvolvimento sustentável, ambiental, económico e social, mas também nas áreas da cultura, do turismo e da avaliação de impactos económicos.

O principal objetivo é apoiar o desenvolvimento sustentável das cidades, vilas e regiões. Queremos criar territórios habitáveis, preparados para o futuro e sustentáveis, com base na inovação e colaboração, e estabelecendo as seguintes metas:

– contribuir para formar um futuro livre de carbono

– aumentar a eficiência no consumo de recursos

– construir com base em dados, conectividade e IoT (Internet of Things)

– visar processos que beneficiem as melhores soluções, não os mais aparatosos ou baratos

– fornecer soluções para cidades sustentáveis e preparadas para o futuro

Barcelona, Colónia, Manchester, Dubrovnik, Istambul, Abeerden, Antuérpia, Estocolmo e dezenas de outras cidades europeias, de todas as dimensões, adotaram já soluções Bable ou integram a plataforma colaborativa Smart City Marketplace “BABLE”.

Explore algumas dessas soluções em www.bable-smartcities.eu/explore/solutions