Ao longo deste ano, a IPI apoiou os municípios de Beja, de Freixo de Espada à Cinta e de Macedo de Cavaleiros nos seus processos de adesão à Rede AVEC, elaborando as respetivas e bem-sucedidas candidaturas.
A Rede AVEC – Alliance de Villes Euro-méditerranéennes de Culture (www.avecnet.net) é uma rede de autoridades locais históricas, criada em 1997, que tem como objetivos: fazer dos patrimónios um motor de desenvolvimento sustentável, em compromisso com uma abordagem de qualidade; integrar a inovação de forma harmoniosa com o existente; e contribuir para o sucesso económico e o prestígio das cidades e territórios membros.
No próximo mês de novembro irá realizar-se, em Tours – França, mais um Conselho de Administração da Rede AVEC, que este ano assinala os 20 anos da Rede.
Um dos instrumentos mais eficazes da Rede AVEC é a atribuição da marca/selo QUALICITIES, desenvolvida pela Rede AVEC em 2007. Esta marca/selo de qualidade urbana visa promover o património para se tornar um motor de desenvolvimento económico sustentável das cidades e vilas.
Desde 2012, a Rede AVEC está certificada sob a “experiência internacional das autoridades locais francesas” pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, para o tema “O desenvolvimento sustentável e a valorização das culturas e dos patrimónios”.
O ano de 2015 foi marcado por outro importante reconhecimento do trabalho da Rede AVEC, através do estabelecimento de uma parceria formal com a UNESCO. A Rede AVEC beneficia, nesse contexto, de um estatuto consultivo junto da UNESCO, que inclui um compromisso mútuo de cooperar nas suas áreas de especialização.
Atualmente, a Rede AVEC conta com cerca de três dezenas de membros, espalhados por 12 países, entre os quais 7 municípios portugueses, e continua a crescer, sendo um dos principais eixos a abertura e alargamento da Rede AVEC a outras cidades e vilas da bacia do Mediterrâneo.